terça-feira, 4 de agosto de 2009

NOVA GRIPE

COMO A NUTRIÇÃO PODE AJUDAR A PREVINIR A NOVA GRIPE

Em tempos de Influenza A (H1N1) vulgarmente chamada de gripe suína, além do reforço na higiene, outro fator que pode ajudar na prevenção desta e de outras doenças é uma alimentação adequada. Alimentação saudável é aquela que é variada, colorida, fracionada, ou seja, dividida em cinco a seis porções ao longo do dia. É composta por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.
Para as pessoas dos chamados grupos de risco para a nova gripe, idosos com mais de 60 anos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes, a alimentação saudável é ainda mais importante por apresentarem o sistema imunológico mais fragilizado.O estado nutricional é um dos fatores que influenciam na condição imunológica das pessoas.
Lembre-se, uma boa alimentação não significa comer demais. Também não significa preparar pratos complexos, é no simples feijão e arroz que encontramos a maioria dos aminoácidos de que precisamos para a formação de proteínas. As proteínas são de extrema importância para o organismo por sua função construtora e reparadora. Elas participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
Segundo, Ioná Zalcman, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), "Micronutrientes, como vitaminas e sais minerais, podem melhorar a resposta imunológica, estimular a resistência". Tais micronutrientes estão nas frutas, verduras, legumes e cereais, itens cada vez menos consumidos pela população.
Todos os alimentos são importantes, mas alguns em especial estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento.
Vejam algumas dicas de acordo com Dr. Odair Alfredo Gomes do
Laboratório Morfofuncional, da Faculdade de Medicina - Unaerp:
Evite o leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
Use e abuse do Iogurte natural, leites fermentados com lactobacilos vivos que são excelentes alimentos para o sistema imunológico.
Coloque bastante cebola na sua alimentação.
Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
Não se esqueça da hidratação! Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
Uma boa noite de sono tem o seu valor, tem função reparadora.

Por Angelita G. Ewald
Nutricionista CRN²-8064

Um comentário:

  1. Olá!
    Muito bem colocado o post sobre a Influenza A (H1N1), pouco se tem ouvido falar sobre a alimentação adequada.
    Parabéns
    Abraço fraterno
    Délci

    ResponderExcluir